28/09/2009 - 09h19
Grandes ideias da internet surgem sem alarde
DIÓGENES MUNIZeditor de Multimídia da Folha Online
Lembra do lançamento do Google? E do anúncio do YouTube? Twitter? Orkut? Nada?!
Para o norte-americano Bill Tancer, especialista em tráfego na internet, essa aparente amnésia que acabamos de constatar tem um bom motivo: as grandes ideias da internet surgem silenciosamente.
Divulgação
Bill Tancer é autor de "Click - O que Milhões de Pessoas Estão Fazendo On-line..."
Tancer é autor de "Click - O que Milhões de Pessoas Estão Fazendo On-line e Por que Isso É Importante" (ed. Globo; 272 págs., R$ 36). Sua obra destrincha --de forma quase doentia, tamanha a minúcia-- como, por que e para onde vai a manada virtual.
"A adoção das novidades normalmente começa pelos 'early adopters' [grupo reduzido de consumidores antenados que abraça os lançamentos antes dos demais], que testam um produto jovem e aí começam a evangelizar esse serviço para outros potenciais usuários, dando sequência à adoção." Traduzindo: primeiro o produto dá certo, é acolhido pela comunidade de internautas, depois o dinheiro começa a jorrar.