quarta-feira, 17 de junho de 2009

Anda temos muito o que aprender!


Smartphones colocam empresas em risco
Já não é surpresa que o descuido dos funcionários é um dos maiores vilões da segurança corporativa. Mas um estudo recente, feito pelo Ponemon Institute, sugere que a mobilidade chega para agravar esse cenário.
Segundo a pesquisa, 61% dos funcionários baixam dados corporativos em dispositivos móveis sem segurança e 43% perdem dispositivos com informações da companhia.
Um dado é ainda mais preocupante: 21% desabilitam as funções de segurança dos seus celulares.
Mas não é só o uso de smartphones pelos funcionários que coloca a empresa em risco, segundo o estudo. Outros comportamentos, como compartilhar senhas – prática adotada por 47% dos funcionários – também ameaçam as políticas de segurança corporativa.
A linha tênue que separa as atividades de um internauta em sua casa e no trabalho também traz riscos para a empresa. De acordo com o estudo, 52% dos profissionais usam seu e-mail pessoal no trabalho, 53% baixam softwares para uso pessoal em dispositivos do trabalho e 31% acessam redes sociais a partir do escritório. A pesquisa indica, no entanto, que as empresas podem ter sua parcela de culpa. Entre os entrevistados, 58% disseram que seus empregadores falham em dar informações adequadas e treinamento sobre segurança e 57% disseram que as políticas de proteção de dados da empresa eram ineficientes. Para 43% deles, há pouca comunicação e fiscalização sobre as regras.