terça-feira, 23 de junho de 2009
Realidade aumentada chegou na publicidade!
Realidade aumentada na capa da Popular Science Ultimamente, anúncios publicitários estão invadindo capas de revistas - alguns de maneira mais discreta, outros mais chamativos, revela Stephanie Clifford [New York Times, 12/6/09]. Na edição de julho, no entanto, a Popular Science optou por publicar uma propaganda de modo atípico e criou uma capa que contou com o apoio da General Electric. A revista, no entanto, não cobrou à GE pela capa. Anúncios em capas violam regras estabelecidas pela Sociedade Americana de Editores de Revista, que requer uma clara separação entre espaço editorial e publicitário. As conseqüências de se colocar anúncios em capas não são tão severas - leitores mandam cartas criticando e ocasionalmente a publicação é proibida de competir na National Magazine Awards.A capa da Popular Science mostra moinhos de vento e divulga artigos sobre energia alternativa. Um box anuncia que a capa é tridimensional. Quando um leitor segura a capa diante de uma webcam, ela envia sinais para o computador exibir imagens em flash. Assim, o computador mostra uma cena em 3D de moinhos na capa e o leitor pode soprar no microfone do computador para mover as paletas dos moinhos. A tecnologia - chamada de realidade aumentada - combina uma imagem real com uma virtual e os leitores podem ajustar a imagem real para mudar a virtual. Para dar início à tecnologia, os servidores pedem que seja segurada uma imagem - a capa, neste caso - para uma webcam. Aqueles que não têm a revista, podem acessar o sítio www.popsci.com/imagination e imprimir uma cópia para usar o programa. A realidade aumentada tornou-se uma ferramenta popular entre publicitários, que querem ver as pessoas interagindo com seus anúncios. "Achamos que era uma maneira high-tech de expressar o que estávamos fazendo em relação à produção de energia, mas de maneira interativa, divertida e simples", afirmou Jennifer Walsh, diretora-global de mídia digital na GE. O programa da GE atraiu a atenção de executivos da Popular Science, que estavam planejando uma capa de julho sobre energia. A revista pediu, então, se poderia imprimir as imagens com a logo da GE em sua capa. "Eles tiveram esta maravilhosa idéia criativa, nós tínhamos o pacote editorial, e achamos que seria um bom casamento ou uma boa sinergia entre o que estávamos fazendo e a mensagem que eles estavam querendo passar", explicou Gregg Hano, publisher do Popular Science Media Group. Hano, no entanto, optou por não cobrar a GE. "Não quisemos comprometer nossa integridade editorial ou dar a impressão de estar comprometendo-a", explicou. Em retorno à gentileza, a GE comprou três páginas de anúncios na revista.