Pessoal de Minas Gerais!!!
Estarei no dia 28 de maio realizando uma conferência na cidade de Corornel Fabriciano sobre o tema Gestão da Inovação. Parabéns pela realização do evento... mais de 300 empresários reunidos para discutir o processo da inovação. Para quem gosta do tema abaixo algumas linhas:
A questão da inovação vem despertando a atenção de estudiosos há muito tempo. Adam Smith (É o pai da economia moderna, e é considerado o mais importante teórico do liberalismo econômico) no século XVIII já apontava a relação entre acumulação de capital e a tecnologia de manufatura, estudando conceitos ligados a mudança.
A inovação, assim como a própria capacidade de mudança, acompanha a natureza empresarial desde os primeiros ensaios administrativos ainda na Idade Média. Com o passar dos anos, foi se percebendo que esse conceito não é apenas um poder “inventivo” característicos das pessoas, mas sim um complexo mecanismo capaz de traduzir processos em vantagens competitivas duradouras.
A chamada Teoria da Inovação teve seu início com o economista e professor da Universidade de Harvard austríaco Joseph Schumpeter. Ele observou que as longas ondas dos ciclos do desenvolvimento no capitalismo resultam da conjugação ou da combinação de inovações, que criam um setor líder na economia, ou um novo paradigma, que passa a impulsionar o crescimento rápido dessa economia.
O fato é que podemos aplicar e entender e inovação de várias formas. Hoje esse conceito está relacionado com a capacidade de empreender, de fazer diferente e proporcionar ao mercado novas experiências de processos e de tendências.