quinta-feira, 30 de abril de 2009

MUNDOS VIRTUAIS REPLICANDO A REALIDADE


Praga no World of Warcraft dá lição sobre pandemia de gripe

Fenômeno 'matou' milhares de personagens no mundo virtual no último ano e pode servir como estudo de caso
Andrew Marshall - Reuters
Pesquisador de Seul examina amostra de sangue de porco importada do México

CINGAPURA
Nos calabouços de Zul'Gurub, frequentados por entusiastas dos jogos online, uma gigantesca serpente alada chamada Hakkar, a Flageladora de Almas, pode oferecer importantes pistas aos epidemiologistas que tentam prever o impacto de uma pandemia.


Em setembro de 2005, uma praga chamada "Sangue Corrompido" causou tumulto no popular jogo online World of Warcraft. O que aconteceu em seguida ilustra a espécie de questão que as autoridades terão de enfrentar, à medida que um surto letal de gripe suína se espalha no México e em outros países.

Cerca de quatro milhões de jogadores foram afetados pela pandemia e, quando ela chegou ao final, cidades virtuais inteiras estavam recobertas pelos ossos dos mortos e a maioria dos sobreviventes havia fugido das áreas urbanas em busca da relativa segurança oferecida pelo campo.