Nokia é empresa mais "verde", segundo Greenpeace
A cada três meses, o Greenpeace publica seu guia para eletrônicos mais verdes, o Guide to Greener Gadgets , mostrando quais empresas de tecnologia levaram adiante suas promessas para um futuro sustentável e quais não mantiveram sua palavra. Na última edição, publicada nesta quarta-feira, a Nokia, mais uma vez, é a empresa mais verde.
O guia se baseia em políticas para conter o desperdício eletrônico, mudanças climáticas e o uso de produtos tóxicos na composição de embalagens e produtos para compor uma espécie de relógio que vai de 0 a 10, representando os pontos alcançados pelas empresas em busca da perfeição verde. Esse guia teve início em 2006, e desde então coloca em um ranking 17 empresas do ramo de informática, TV, celulares e consoles de vídeo game. E, desde o primeiro ano, a Nintendo figura em último lugar por não ter eliminado completamente o PVC de seus consoles e não ter programada uma data específica para isso.
A Nokia há quatro edições ocupa a primeira posição por estar sempre na busca da eliminação de produtos nocivos ao meio ambiente em seus aparelhos e por se preocupar com os seus itens descartados pelos consumidores ao criar um programa para recolher celulares usados. Empresas como a Sony despencaram mais de cinco posições por não cumprirem com sua palavra na eliminação de produtos químicos